23 de abril de 2012

DIA NACIONAL DO CHORO

Hoje dia 23 de abril é comemorado o Dia Nacional do Choro, em homenagem a data de nascimento do grande músico Alfredo da Rocha Vianna Júnior, o Pixinguinha.
O choro entrou na cena musical brasileira no final do século 19, o gênero mesclava elementos das músicas africana e européia e era executado principalmente por funcionários públicos, instrumentistas das bandas militares e operários têxteis.
 Segundo José Ramos Tinhorão, o termo choro resultaria dos sons plangentes, graves (baixaria) das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas, que induziam a uma sensação de melancolia. 
O século 20 traria uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas, arranjadores, e entre eles, com destaque, Pixinguinha.
Brasília é hoje um dos lugares onde mais se cultua o choro no país. Graças ao trabalho promovido pelo Clube do Choro, capitaneado pelo incansável Reco do Bandolim e ao trabalho realizado pela Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, que a cada dia nos oferece mais e mais talentos.
A Capital Federal preparou algumas atrações para comemorar a data confira:
Na Rodoviária do Plano Piloto às 18:15 h apresentação do grande Manoel Carvalho, clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, líder da orquestra que anima todo sábado a gafieira do Clube do Choro, acompanhado de sua banda.
No Auditório da Escola de Música de Brasília que fica na 602 Sul, o grupo de choro da própria EMB se apresenta às 18:30 h e, encerrando a programação comemorativa do dia, o Grupo Sorrindo à Toa, primeiro "rebento" da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, toca na Sala Funarte , às 21:00 h, acompanhado de Reco do Bandolim.




Nenhum comentário: