22 de setembro de 2011

GONZAGUINHA

"Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs
Deixe a luz do Sol brilhar no céu do seu olhar
Fé na vida, fé no homem, fé no que virá
Nós podemos tudo, nós podemos mais
Vamos lá fazer o que será"...

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior nasceu em 22 de setembro de 1945 se estivesse vivo completaria hoje 66 anos, mas morreu prematuramente aos 46 anos em um acidente de carro em 29 de abril de 1991.
Aos 14 anos Gonzaguinha escreveu sua primeira composição: "Lembranças da Primavera".
Em 1973 Gonzaguinha participou do programa Flávio Cavalcanti, onde apresentou a música "Comportamento Geral" os jurados ficaram apavorados com letra que dizia: "Você deve aprender a baixar a cabeça e dizer sempre muito obrigado. São palavras que ainda te deixam dizer por ser homem bem disciplinado. Deve pois só fazer pelo bem da Nação tudo aquilo que for ordenado".
Como era de se esperar a publicação da música foi proibida e Gonzaguinha foi "convidado" a prestar esclarecimentos ao DOPS.
Sou suspeita para falar desse grande músico, suas letras marcantes sempre com um ar de denúncio e subjetividade ainda estão presentes na boca da rapazida, afinal quem nunca cantou num final de festa: "Viver e não ter a vergonha de ser feliz"...
Bem é difícil escolher apenas uma canção pra finalizar esse post, dentre tantas pérolas que Gonzaguinha nos deixou, mas com muito custo optei por uma que acho belíssima: "Eu apenas queria que você soubesse". Espero que gostem. 





Nenhum comentário: