17 de agosto de 2011

MARCHA DAS MARGARIDAS

Em 12 de agosto de 1983 Margarida Maria Alves, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande na Paraíba, foi assassinada por um pistoleiro na porta de casa por ordem de proprietários de centrais açucareiros.
Na época o crime teve repercussão internacional, porém ficou impune.
Para homenagear a ativista e lembrar a morosidade por parte da justiça em apontar os responsáveis pela sua morte foi criada no ano de 2000 a Marcha das Margaridas, formada por trabalhadoras rurais com o intuito de garantir e ampliar as conquistas das mulheres dos campos e das florestas.
Algumas das reivindicações conquistadas pelas margaridas foram o direito de aposentadoria aos 55 anos e a titulação na divisão da reforma agrária em nome de mulheres.
As outras edições da Marcha das Margaridas aconteceram respectivamente em 2003, 2007 e agora em 2011. As margaridas chegaram na segunda dia 15 em Brasília e estão acampadas no Parque da Cidade.
As programações tiveram início na terça dia 16 que além de debates e oficinas teve o show da cantora Margareth Menezes.
Hoje dia 17 para encerrar a programação as margaridas farão uma caminhada até as Esplanda dos Ministérios onde serão recebidas pela presidenta Dilma Rousseff e alguns ministros.



Nenhum comentário: