21 de junho de 2011

T-Bone Açougue Cultural

Já imaginou chegar a um açougue e deparar com uma prateleira cheia de livros?
Pois acreditem esse Açougue Cultural existe e fica localizado na 312 Norte, a proposta é oferecer alimento para o corpo e para a mente de seus fregueses. Estive no espaço hoje para bater um papo com o idealizador do projeto Luiz Amorim, segundo ele a idéia nasceu da sua paixão pelos livros.
Aos 12 anos Luiz mudou para Brasília e começou a trabalhar no açougue durante o tempo em que morava nos fundos do açougue, lia para passar o tempo. Em 1994 comprou o açougue e colocou uma estante com dez livros para empréstimo e para arrecadar doações de novos volumes.
Teve sua primeira dificuldade com a Vigilância Sanitária que fechou o T-Bone por causa dos livros, o açougue chegou a ter em seu acervo cerca de 10 mil livros.
Em 1998 foi lançada a primeira edição do T-Bone Noite Cultural, evento que acontece no primeiro e no segundo semestre com grandes nomes da música brasileira, que se apresentam num palco montado na rua. Nesse ano ocorreu no dia 26 de maio e contou com a participação do cantor Zé Ramalho e em setembro terá a presença de Milton Nascimento.
Um dos projetos do T-Bone Açougue Cultural é o “Parada Cultural - Biblioteca Popular 24 horas”, a cada ponto de ônibus da W3 (principal avenida da Asa Norte) possui uma estante com livros onde o leitor pode levar o livro que desejar para casa sem precisar fazer cadastro, com uma única exigência colocá-lo de volta ao lugar depois que terminar a leitura.
Além desse projeto também acontece o “Quintas Culturais” sempre com um músico e um escritor. A próxima edição acontecerá no dia 30 de junho a partir das 18h com o cantor Xangai e a participação do escritor Affonso Romano de Sant’Anna.
Quer conhecer mais acesse:



Nenhum comentário: